Plano de Coalizão

O Plano de Coalizão funciona como uma parceria entre várias Empresas participantes (que podem ser filiais ou franquias), e se unem para criar uma coalizão em torno de uma moeda alternativa, que é pode ser representada por pontos. Este formato de programa de fidelidade, ficou conhecido no Brasil na última década, especialmente quando a TAM fez uma ‘spin off’ do seu programa de milhagens, o TAM Fidelidade, para criar a Multiplus.

Dependendo das Empresas participantes da Coalizão, o Cliente pode ‘resgatar’ diferentes tipos de produtos, prêmios ou descontos, como exemplo: cupons de desconto do UBER, Lojas Americanas, Amazon e centenas de outras por meio do marketplace, além de passagens aéreas, produtos ou serviços das próprias Empresas participantes.

A variedade de benefícios é ilimitada e depende da muito da criatividade e do objetivo de cada programa de fidelidade. Nos casos de pontuação cruzada, os Clientes podem adquirir pontos em um Empresa participante e trocar em outra, ampliando ainda mais as ofertas e a atratividade do programa.

Participar ou não de um programa de pontos por coalizão como uma Empresa, pode ser fator decisivo para a compra do Cliente no estabelecimento, especialmente nos tempos atuais, tendo em vista, que a qualidade e o preço dos produtos estão equiparados, qualquer vantagem conta, ainda mais se faltarem poucos pontos para o prêmio desejado.

O Cliente que consome constantemente nas Empresas participantes, consegue realizar as trocas mais rapidamente. Basta juntar os pontos realizando as compras normalmente e escolher os benefícios que mais lhe agradam. Quanto mais diversificados os benefícios, mais Empresas participantes estarão no programa e maior será o público relacionado com ele.