O que são Empresas Participantes

Empresas Participantes, são todas as Empresas credenciados pelo Administrador que farão parte do programa de fidelidade, seja creditando pontos toda vez que o Cliente for até alguma destas empresas comprar, seja trocando pontos toda vez que o Cliente desejar resgatar. As Empresas parceiras podem ser chamadas de Franqueados, Credenciados, Parceiros, Lojistas, Etc, o nome definido a esta relação pode ser configurado pelo Administrador do programa de fidelidade e pode receber o nome que for apropriado para o projeto.

Estrutura interna para gestão das Empresas participantes

Inicialmente, enquanto houver um número reduzido de Empresas, a estrutura interna do programa de fidelidade deverá estar preparada para atender à rede que será pequena, bastando ser composta por profissionais com perfil multidisciplinar, que conheçam os objetivos do projeto e que sejam capacitados para Operar o programa de fidelização.

Desde o primeiro momento, a gestão de um programa de fidelidade tem necessidades distintas da operação própria do Administrador do programa e sua estrutura interna precisará ter algumas áreas fundamentais para atendimento as Empresas participantes, como: operações, marketing, administrativo e financeiro.

Mesmo havendo a contratação de consultoria especializada para a formatação de um programa de fidelidade, caberá ao Administrador e sua equipe todo o trabalho de gestão, incluindo a captação e seleção de Empresas participantes.

O programa de fidelidade envolve a oferta de um grande número de ofertas, prêmios e serviços as Empresas participantes presenciais ou à distância. Não basta conhecer a operação do programa. O suporte inclui atividades que a operação própria não exige, como os que envolvem o treinamento das Empresas participantes e sua equipe, a implantação do sistema, monitoramento e suporte à Empresa.

Algumas dessas funções poderão ser realizadas pelo Administrador e por funcionários que atuem na Empresa participante, mas a estrutura interna deverá aumentar de acordo com o crescimento do programa de fidelidade e junto a necessidade de manutenção da qualidade no atendimento as Empresas participantes e os Clientes. É importante que este cenário esteja bem desenhado antes de iniciar a implementação de um programa de fidelidade.