O que é fidelização de clientes e como aplicar

A fidelização de clientes é o processo de desenvolver um relacionamento duradouro e estável com o cliente. Assim, ele volta para comprar os produtos ou serviços com uma frequência regular.

Para isso acontecer, o cliente precisa vivenciar um conjunto de experiências satisfatórias com o negócio. Desta forma, ele vai desenvolvendo uma relação de confiança e satisfação que deve ser mantida com contínuo esforço.

Vantagens da fidelização

A vantagem mais interessante para as empresas é a financeira. Com certeza, vender para cientes atuais é muito mais barato do que conquistar novos clientes. Manter os clientes custa em média 5x menos do que atrair novos.

Além disso, clientes fiéis, que utilizam seus produtos ou serviços com certa frequência garantem uma receita mais previsível. Isso diminui a ansiedade e a insegurança das pessoas envolvidas no gerenciamento da empresa.

Um cliente fiel também é confiável para dar feedbacks. Eles podem informar quando algo piora ou melhora, assim a empresa consegue de moldar ao perfil real do cliente e produzir serviços ou produtos mais relevantes.

O cliente que construiu uma fidelização com a empresa é a pessoa que irá fazer o marketing mais importante, que é a indicação. Ele apresentará seu negócio a amigos e familiares que confiarão na indicação.

Como implementar?

A melhor forma de fidelizar clientes é fazer ele se sentir importante e pensar que se beneficiou em comprar de você. Por isso, empresas virtuais e presenciais precisam utilizar estratégias diferentes.

De modo presencial, é comum utilizar cartões de descontos, oferecer brindes e promoções personalizadas. Além disso, é super importante investir em uma boa comunicação, especialmente escutando o desejo do cliente.

Quando o negócio é virtual, a presença digital deve ser constante. Por isso, é necessário fornecer conteúdos relevantes que façam o cliente se engajar com a empresa. São esses conteúdos e a presença em diversas plataformas que proporcionarão autoridade e confiança.

Como a maioria das empresas atualmente trabalham de forma presencial e online, a tendência dos programas de fidelização ganhou ainda ainda mais força. Eles unem o presencial ao virtual, garantindo uma imersão completa do cliente a sua empresa.

Há 3 meses atrás
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