LTV: como medir, analisar e melhorar

O objetivo do LTV (lifetime value) é saber quanto vale cada cliente da empresa. Com esse dado, poderá avaliar quais estratégias de retenção e aquisição estão proporcionando melhores resultados.

Essa métrica é importante para avaliar como os gastos com os clientes estão acontecendo e se estão dando retorno. Por isso, ele é essencial para justificar o investimento em marketing. Veja como é simples calcular.

Como medir

Para obter o valor do LTV basta multiplicar o valor médio das suas vendas pelo número de mensalidades. O total deve ser multiplicado pela média tempo (anos) que um cliente permanece fiel a empresa.

O ideal é que o LTV seja superior ao CAC, isso aponta que o retorno financeiro dos clientes é mais alto do que os custos em Marketing realizados para conquistar o cliente.

Como analisar?

Esse calculo é fundamental para ter noção da sustentabilidade financeira da empresa a curto, médio e longo prazo. Quando pareces desfavorável, abre possibilidades para realizar uma reorganização orçamentária.

Por meio de dados, poderá avaliar onde e como melhorar em cada ponto. Poderá entender por qual caminho os clientes mais fiei chegam até a empresa

Como melhorar o LTV

A melhor forma de aumentar o LTV é investir na fidelização do cliente. Assim, garante que ele permaneça consumindo produtos e serviços de forma frequente. Para fazer isso com eficiência, o ideal é criar um Sistema de Fidelização.

Como a fidelização do cliente, a empresa conquista indicações, aumento de novas vendas e aumento do tempo de permanência do cliente. Sem dúvidas, a fidelização é o caminho mais seguro e inteligente a ser seguido.

 

 

Há 2 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram