Comunicação estável aumenta a recorrência

Quem já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado” sabe muito bem o quanto uma comunicação estável faz diferença! No seu negócio ela é essencial para manter o cliente fiel e conectado à empresa. Essa comunicação aumenta o vínculo afetivo com a empresa e também a recorrência de compras. Se você quer saber como manter uma boa comunicação com o cliente, leia abaixo.

Por onde começar a comunicação?

Seu principal meio de comunicação deve ser onde o cliente está, simples assim. Se a maioria dos seus clientes está no WhatsApp, é ali que deve ser. Se a maioria dos seus clientes usam Instagram ou Tiktok, você precisa estar presente nessas redes sociais de forma consistente. As plataformas do momento geralmente são esses locais, mas é importante avaliar a idade e a intenção do público.

Locais sociais como restaurantes ou baladas pedem um investimento especial no Instagram ou em redes sociais que permitam a troca de reações entre clientes. Locais mais exclusivos/privados como lojas de artigos domésticos ou alguns hotéis, pode ser mais interessante manter o cliente conectado via WhatsApp ou Email, que também são mais privadas.

Porém, é importante ter em mente que escolher a rede social ideal não deve te impedir de se comunicar em outras. Quanto mais você aparecer melhor. Além disso, poderá filtrar e analisar qual é o perfil de cliente que chega por cada uma delas.

O mínimo sobre cada plataforma

  • WhatsApp: Se você busca uma intimidade maior com o cliente e seu negócio exige uma comunicação mais personalizada, essa plataforma é a melhor opção, pois o cliente está com ela na maior parte do seu tempo.
  • Email: É uma forma de comunicação esporádica, para informações mais relevantes e negócios que não exigem muito envolvimento. Essa forma de aproximação também exige do profissional uma maior atenção na escrita com o uso de mecanismos de persuasão.
  • Instagram, Facebook, Tiktok, entre outros: Essas plataformas ficam em um nível de intimidade intermediário, que não exigem tanta preparação como no email e é mais pública que o WhatsApp. Elas servem para seduzir o seu cliente e aumentar o grau de confiança no produto/serviço.
  • Presencial: A comunicação presencial precisa tomar cuidado para não ser intrusiva e forçar uma intimidade que não existe ainda. Por isso, é importante investir em informação visual como banners, por exemplo, assim o cliente se aproxima quando quiser.
Há 8 dias atrás
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