Como ser um bom vendedor

Seja de forma online ou presencial, ser um bom vendedor sempre foi desafiante, especialmente em momentos de crise financeira. Existem muitos vendedores, mas poucos BONS vendedores. Veja como você pode melhorar o seu processo de vendas.

Seguir um processo

Além de saber como cativar o público, a venda exige organização estratégica. Por isso, é muito importante criar um processo, semelhante a um funil de vendas. Defina os seus passos, de acordo com seu público e com o produto/serviço que está sendo vendido.

Escolha os gatilhos que vai utilizar, a forma como você vai abordar o público, alimentar o interesse dele, fornecer informações, realizar a venda, incentivá-lo a indicar para mais pessoas… Esse processo, impede que você perca o controle, garante um fluxo confortável e proporciona mais segurança ao vendedor.

Se esforce para planejar

As pessoas pensam que vender começa quando alguém chega no cliente e começa a expor o produto. Porém, a venda começa muito antes disso.

Antes do cliente receber a sua proposta, é importante que ele já tenha algum tipo de familiaridade com o produto e consiga ver valor nele. Então, apresente-o em redes sociais, fale sobre os benefícios de outras formas. Não é necessário fazer sempre uma venda direta.

 Tenha apoio

Ninguém faz nada sozinho, tampouco vender. Isso significa que você precisa conquistar apoio e parcerias. Entre em contato com pessoas, sugira eventos e trabalhos juntos para começar a alavancar seu network.

Além disso, converse com seus amigos que têm negócios que podem te apoiar e indicar para mais pessoas. Não existe vendedor solitário, faça o máximo de parcerias que puder, com diferentes áreas e descubra como crescer dentro de cada uma delas.

Conhecimento

Você sabe que precisa conhecer seu produto, mas não é apenas isso. É preciso conhecer o seu cliente e essa é a parte mais difícil. Você só vai conseguir chamar atenção das pessoas certas quando conseguir entender o perfil do seu cliente e investir nele.

O bom vendedor é aquele que abe como interagir com as pessoas certas. Existe um padrão de comportamento e interesse nas pessoas que compram de você, Quando você descobrir quais são, conseguirá aumentar muito as vendas.

Marketing persuasivo

O marketing é aquela etapa que vem antes da venda e ele não é colocar uma imagem legal no instagram. O bom vendedor não se limita a isso. É preciso aprender sobre cores, tráfego pago, programa de fidelização, comunicação persuasiva, arquétipos, entre outras coisas.

É claro que todo o marketing precisa estar de acordo com a realidade do produto ou serviço. Isso significa que deve ser honesto. A linguagem persuasiva serve para te ajudar a ser honesto de uma forma mais atraente, não para mentir ou ocultar fatos.

 

Há 5 meses atrás
Facebook Twitter YouTube LinkedIn Instagram

Baixe nosso E-book Grátis